RETROSPECTIVA: Romaria do Frei Damião 2015

 

Cobertura: Milhares de fiéis participam da Romaria de Frei Damião 2015

Foto: Jonata Daniel

Milhares de pessoas se reuniram para assistir a missa do domingo(06)  em São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano, último dia da celebração da 22ª Romaria de Frei Damião. Celebrada por Padre Pedro e Convidados, a missa aconteceu na praça de eventos da cidade.
As comemorações foram iniciadas na ultima quinta-feira(04), com a caminhada “Bote Fé”, saindo de Camocim de São Félix até o Santuário de Frei Damião, em São Joaquim, às 18h. O percurso entre as duas cidades é de cerca de dez quilômetros. No Sábado o dia foi de inteira programação a noite ficou por conta de atrações culturais entre elas a Orquestra Super Oara, Forró da Vaqueirama e Valdinho Paes.

A programação do domingo contou ainda com shows de Maurício Ramalho e banda Deus é Fiel, entre outras atrações religiosas. A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros, seguida pela missa de encerramento, começou às 16h30 e a Bênção do Adeus com o padre Pedro Antonio Maria e outros religiosos às 18h, na praça de eventos.
De acordo com a coordenação, o evento contou com mais de 1.000 comerciantes com barracas de comidas, artesanato, artigos religiosos, brinquedos, confecções, entre outros.

Com informações Blog Jonata Daniel.

Romaria: Procissão com a imagem da Padroeira dos Romeiros.

Não é só na Romaria de Juazeiro que a devoção a Nossa das Dores é grande, também em São Joaquim do Monte, durante a realização da Romaria do Frei Damião muitas são as homenagens a “Mãe das Dores”. Tradicionalmente no domingo dia principal do evento, uma grande procissão leva a imagem da santa pra percorrer as principais ruas da cidade, durante o percurso muitas são as demonstrações de fé dos romeiros, descalços, vestidos com roupas de frade ou mortalha, cantando ou simplesmente em silencio o devoto de Nossa Senhora presta sua homenagem. No ultimo domingo (06) não foi diferente os romeiros que estavam na Terra da Romaria seguiram pelas rua levando a Mãe de Deus para abençoar a cidade, estiveram na caminhada além dos padres e coroinhas, o prefeito Joãozinho Tenório e dos deputados Bruno Araújo e João Fernando Coutinho.

Foto: Jonata Daniel
Texto Antonio Oliveira.

‘Juazeiro de PE’, diz padre sobre a romaria em São Joaquim do Monte

Caravanas de vários municípios do estado e de fora reuniram cerca de 400 mil fieis durante os quatro dias de peregrinação à romaria de Frei Damião em São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco. “A devoção, o respeito e o carinho a Frei Damião é pela sua humildade, pelo seu exemplo de vida. Para mim, São Joaquim [do Monte] hoje é a Juazeiro [do Norte] de Pernambuco”, afirma o pároco do município, padre Pedro Antônio Filho. “A minha primeira comunhão foi com Frei Damião em Gameleira [na Mata Sul], aí todo ano eu venho [para a romaria]”, conta a dona de casa Marinalva Barbosa. “Eu tenho muita fé nele, aí eu vim a primeira vez, achei muito bom e permaneço vindo. Enquanto eu tiver com vida e saúde, eu estou aqui”, complementa o marido dela, o comerciante Ednaldo Brás.

O evento, realizado há 22 anos, foi idealizado por padre Pedro e, nos três primeiros anos, contou com a presença do homenageado. “Tive o prazer de conhecer ele aqui e cheguei a me confessar com ele. Santuário de Frei Damião
No último dia de festa, romeiros percorreram uma média de dois quilômetros do Centro da cidade até o santuário construído em homenagem ao frade capuchinho. No local, aos pés da estátua de dez metros de altura, visitantes fizeram pedidos e agradeceram as graças alcançadas.
Uma procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores – padroeira dos romeiros – marcou o fim da 22ª edição da festa, que também contou com missa campal.
Do G1.Com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *