Período de matrícula para veteranos da UFPE começa no próximo sábado

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre, no próximo sábado (7), o período de matrícula para os estudantes veteranos dos cursos presenciais de três campi – Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. Eles devem acessar o sistema Sig@ para fazer o procedimento até as 16h de 11 de março. O edital pode ser conferido no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad).
Alunos vinculados aos cursos dos centros de Artes e Comunicação (CAC), de Ciências Jurídicas (CCJ), de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), de Educação (CE), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e Acadêmico de Vitória (CAV) devem realizar a solicitação de matrícula de 7 a 11 de março.

Já estudantes vinculados aos cursos dos centros de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), de Ciências Biológicas (CCB), de Ciências da Saúde (CCS), de Informática (CIn), de Tecnologia e Geociências (CTG) e Acadêmico do Agreste (CAA) devem fazer o processo de 9 a 11 de março.

UFPE vai disponibilizar computadores com acesso à internet nos três campi para a realização da matrícula em componentes curriculares. Os locais, dias e horários estão dispostos no edital. A matrícula de retardatários de todos os cursos será realizada em 23 e 24 de março, sendo neste último dia até as 16h, também por meio do sistema Sig@. Quem perder os prazos não poderá cursar os componentes curriculares, exceto estágio supervisionado, monografia ou assemelhados.

Trancamento de curso
Para que o estudante não perca, de forma definitiva, o vínculo institucional com a UFPE, ainda será possível realizar o trancamento do semestre ou matrícula vínculo, no período de 16 a 26 de março, encerrando às 16h do último dia, por meio do sistema Sig@. Ambos os procedimentos são irreversíveis, ou seja, uma vez confirmados não podem ser anulados. Também de 16 a 26 de março, encerrando às 16h do último dia, os discentes podem realizar a correção e a modificação de matrícula, cancelamentos (com ônus) ou inclusão de novos componentes curriculares, por meio do Sig@.

A matrícula em componentes curriculares obrigatórios relativos ao primeiro período do curso será realizada automaticamente. A matrícula em componentes curriculares eletivos ou optativos deve ser solicitada pelos ingressantes, diretamente no Sig@, de 16 de março até as 16h do dia 26 de março, sob a orientação da coordenação do curso ou de área. A dispensa de componentes curriculares deverá ser solicitada na coordenação do curso e/ou área.

Disciplinas isoladas
A autorização para a solicitação de matrícula em disciplinas isoladas deve ser realizada na escolaridade do curso ou da área que oferece o componente curricular pretendido, nos seguintes dias: 16 de março, para alunos regulares e veteranos da UFPE; 17 de março, para estudantes desvinculados da UFPE há, no máximo, cinco anos, alunos vinculados em cursos de outras instituições de ensino superior (IES) e portadores de diplomas; 18 de março, para os retardatários.

O estudante deverá preencher o formulário de inscrição com a solicitação desejada e, após autorização da coordenação do seu curso, entregar o documento à Coordenação do Corpo Discente. As regras e o formulário para inscrição estarão disponíveis no Corpo Discente e no site da Proacad. Os ingressantes em 2015.1 não poderão solicitar matrícula em disciplinas isoladas.
Do G1 PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *