Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele

Pelo 17º ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, neste sábado (dia 26), em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Em Pernambuco, 50 médicos voluntários da SBD/PE e estudantes de medicina vão prestar consultas de graça em seis postos de atendimento. Estes alunos vão ser recrutados num aulão que acontecerá nesta sexta-feira (25), no auditório do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. O câncer de pele é o de maior incidência no Brasil, com 176 mil casos novos por ano.

 No Recife, os médicos dermatologistas vão atender nos seguintes hospitais públicos credenciados – Hospital Oswaldo Cruz, Santo Amaro (Santa Casa de Misericórdia), Hospital das Clínicas, Hospital Otávio de Freitas e IMIP – serviços de referência da SBD/PE. Em Petrolina, o atendimento será no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

“Como o câncer de pele é um problema de saúde pública, a ação que estamos promovendo é importante para transmitir informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer, que é o mais comum no Brasil”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco, Mariana Andrade Lima. O horário de atendimento nos hospitais será das 9h às 15h.
A CAMPANHA NO BRASIL

Em todo o País são 127 postos de atendimento, em 25 Estados brasileiros. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele.

 Para ter acesso aos locais de atendimento, basta acessar:www.controleosol.com.br.

 Na edição de 2015, 23 Estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários  e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

 – O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante também reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade.  – afirma o médico pernambucano Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Desde a implementação, em 1999, a campanha da SBD atingiu 538.687 pessoas. Em 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

SOBRE O CÂNCER DE PELE

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, também disponível no site www.controleosol.com.br

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição.

#DezembroLaranja

No próximo mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, que objetiva alertar a população para a prevenção ao câncer da pele. A ação prevê um alerta ao tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *