Mostra DeAaZ Decor começa quinta no Paço Alfândega

Evento gratuito traz novidades da arquitetura e design de interiores para o Recife em projetos autorais

Novas ideias para decoração e ambientação para casas e empreendimentos empresariais e novidades no design de interiores e de móveis e acessórios podem ser vistas em 25 ambientes assinados por arquitetos pernambucanos a partir da próxima quinta-feira. Durante 20 dias, a segunda Mostra DeAaZ Decor vai reunir, no mall do shopping Paço Alfândega, projetos autorais assinados por nomes de destaque como Ana Cristina Cunha, Maria do Loreto e Rodrigo Duarte, Diogo Viana, Alexandre Mesquita, entre outros.

“Queremos desmistificar a ideia de que a arquitetura é luxo. Selecionamos projetos que podem se adequar a vários padrões e espaços.”, informa a curadora do evento, Ana Cláudia Thorpe. Na segunda edição, a mostra tem seu período ampliado. No ano passado foram 10 dias, neste vão ser 20 dias.

A proposta da Mostra DeAaZ é valorizar os projetos locais no mercado e destacar a importância da Escola Pernambucana de Arquitetura. O movimento mudou o estilo arquitetônico local, com obras influenciadas pelos mestres Mário Russo, Delfim Amorim e Acácio Gil Borsoi. 

Palestras com arquitetos famosos, minicursos, oficinas e lançamentos de livros estão na programação da DeAaZ Decor.  O evento também abre espaço para as causas sociais. A dupla de arquitetos Maria do Loreto e Rodrigo Duarte, mãe e filho, criou um ambiente onde vão ser apresentadas as ações da organização não governamental Novo Jeito. Num dos projetos da ONG, arquitetos pernambucanos fazem intervenções em instituições que prestam assistência à população carente da Região Metropolitana do Recife.

Há novidades como o projeto de um escritório de advocacia com um espaço pet friendly. O ambiente, assinado pela arquiteta Luciana Aguiar, é dedicado a profissionais que trabalham engajados nas causas ambientais. Os móveis são de madeira de reflorestamento, nas cores verde, amadeirada e cinza.

Projetos que valorizam a inovação tecnológica também podem ser conferidos na Mostra. Juliano Dubeaux criou o Espaço Maker, um ambiente com conceito de sustentabilidade, para a fabricação digital de protótipos ligados à tecnologia. O ambiente conta com três jardins naturais internos e verticais. Ano passado, Dubeaux participou da mostra criando um projeto de home office inspirado no cientista Sílvio Meira.

Na Mostra também vai acontecer o lançamento de peças de mobiliário assinadas pela badalada designer Daniela Ferro, que ministrará uma palestra na sexta-feira (19), às 19h30, sobre Processo Criativo e relatará um pouco da sua experiência como designer do Asa Design, escritório de design gráfico e de produto com dezessete anos de atuação no mercado moveleiro de alta decoração. Daniela tem seu trabalho reconhecido em revistas especializadas em ambientação, como Casa Vogue, Kaza, Vida & Estilo Breton e Casa Cláudia, a designer de produto paranaense tem se destacado na produção nacional de design de mobiliário. Desenvolveu peças para as marcas Móveis Clement, Domum Collection e Butzke.

EXPOSIÇÃO – Conhecido por unir a arte da fotografia com a arquitetura, Martiniano Ferraz traz exposição de fotografias inédita para a Mostra DeAaZ Decor.  São 20 painéis com imagens produzidas no Brasil, Portugal e Espanha. As obras retratam o antigo e o moderno, explorando formas, cores, ângulos e reflexos. O elo de ligação entre todas são a arquitetura e o urbanismo. Martiniano é arquiteto, especialista na área de projetos para construção e paisagismo. É artista integrante da Galeria UrbanArts, desde 2015, onde atualmente possui 140 artes para comercialização exclusiva.

GOURMET – A Mostra DeAaZ contará com uma Cozinha Gourmet, que funcionará como um espaço para palestras com vários temas relacionados à gastronomia. Entre os assuntos abordados estão culinária árabe, produção de massas integrais, cervejas artesanais e o mundo dos vinhos. Entre os palestrantes estão os chefes de cozinha André Falcão e Leila Cali, os enófilos Rui Ferreira e Cristiane Carvalho, e o mestre cervejeiro Túlio Lamego. O acesso às atividades na Cozinha Gourmet é gratuito.

Outro espaço em que a gastronomia será destaque é o Wine Bar, assinado pela arquiteta Verônica Castro. O ambiente remeterá às vinícolas brasileiras e, durante o evento, funcionará como um espaço para workshops sobre o mundo dos vinhos com direito a degustação. 

PALESTRAS – Quem for à segunda mostra DeAaZ vai poder participar de uma série de palestras e oficinas com arquitetos que estão expondo no evento e convidados nacionais. Na noite de abertura do evento, o arquiteto Humberto Zírpoli vai falar sobre a arquitetura pernambucana. Alexandre Mesquita também está na programação e vai ministrar uma Oficina de Desenho à mão livre. A designer paranaense Daniela Ferro vem falar sobre o processo criativo. As palestras e minicursos acontecem diariamente, às 19h30. Para participar, é preciso levar um kit de higiene para idoso (a ser adquirido no Quiosque da Farmácia Tradição montado no local) no valor de R$ 15,00.

 

Serviço:

2ª Mostra DeAaZ Decor

De 04 a 24 de maio, das 9h às 21h

Local: Paço Alfândega, Cais da Alfândega, Bairro do Recife

Entrada franca

 

Legenda:

Foto – Eudes Santana-5097

Vista geral da Mostra DeAaZ Decor em 2016.

Crédito: Eudes Santana

 

Foto – Eudes Santana-5106

Vista geral da Mostra DeAaZ Decor em 2016.

Crédito: Eudes Santana

 

Geral 2 da Mostra

Vista geral da Mostra DeAaZ Decor em 2016.

Crédito: Keila Castro

 

Martiniano Ferraz

O arquiteto e fotógrafo Martiniano Ferraz assina a exposição de fotos que integra a Mostra

Crédito: Divulgação

Daniela Ferro por Guilherme Pupo

Daniela Ferro ministra palestra na Mostra DeAaZ Decor

Crédito: Guilherme Pupo

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *