Notícias de São Joaquim do Monte. Na Semana da Pátria Bispo e Deputado Federal visitaram a cidade.

Com este título, o funcionário público federal Luiz Correia de Melo, escreveu para o Diário de Pernambuco, para noticiar os festejos alusivos à Semana da Pátria do ano de 1956. Os festejos tiveram inicio com o hasteamento da bandeira em diversos prédios públicos do município, sendo seguido de discurso de diversas autoridades, informou que além dos pronunciamentos, houve a declamação de várias poesias alusivas a independência do país.

 

D. Paulo Hipólito Bispo de Caruaru
Dep. Federal Edson

A diretoria da escola Frei Epifânio organizou diversas atividades em comemoração à independência do Brasil. Discursou o Pe. José Escorel, vigário da Paróquia de São Joaquim do Monte, além da Professora Dorinha Franklin. Foram realizados diversos jogos e brincadeiras onde alunos puderam participar diversas autoridades compareceram incluindo o Prefeito da época o Sr. Cícero César Franklin.

No dia seguinte, os são-joaquinenses receberam a visita pastoral do bispo diocesano de Caruaru, D. Paulo Hipólito, o qual foi recebido com grande entusiasmo popular, tendo o Bispo agradecido às manifestações de apreço e carinho de tamanha multidão. No dia 09 o bispo reuniu católicos no cinema local, onde católicos discursaram e crianças declamaram poesias.

No dia 10, esteve na cidade o Deputado Federal Edson Moury Fernandes, que se hospedou na casa do casal Luiz Correia e Isís Moury Fernandes, provavelmente parentes do Deputado.

A matéria publicada, teceu comentários sobre a administração municipal, tendo à frente o Prefeito Cícero Franklin. O texto diz que o Prefeito deu inicio a obras de calçamento das principais artérias públicas da cidade, no entorno da igreja matriz até a Rua Manoel Franklin e adjacências. Adiantou a matéria que o Prefeito irá prolongar os serviços de abastecimento de água da cidade, além da preocupação com a instalação de hidrômetros nas residências com o objetivo de evitar o desperdício de água.

O resgaste destes acontecimentos na vida social do município de São Joaquim do Monte, foi possível graças a preocupação que teve o servidor Luiz Correia de noticiar as movimentações políticas, religiosas e sociais as quais sem dúvidas mobilizaram diversos personagens anônimos que saíram para ver as movimentações nas ruas de São Joaquim, quando dos festejos nas escolas, da movimentação na igreja que se preparou para receber o bispo diocesano e no acompanhar das obras de construção do calçamento. Enquanto pesquisador, não tenho dúvida de que os são-joaquinenses viveram dias festivos naquele setembro de 1956.

A descrição de tais acontecimentos foi publicado na Seção Pelos municípios, com o título: notícias de São Joaquim do Monte, na página 9 da edição n° 216, de 20.09.1956. Com a reprodução dos fatos ocorridos em 1956, quero render homenagem aos 89 anos da emancipação política da terra da Romaria de Frei Damião, completados no último dia (11).

Por Paulo Monteiro Júnior

Fonte consultadas:

Diário de Pernambuco edição n°216, página 9, de 20.09.1956

Foto Deputado Edson Moury, site da Fundaj, Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1328%3Aeson-moury-fernandes&catid=76&Itemid=721

Foto de Dom Paulo Hipólito disponível em: http://ilhacatolicasantaisabel.blogspot.com.br/2013/11/centenario-de-nascimento-do-2-bispo-de.html

Paulo Junior

Paulo Junior, tem 32 anos e Licenciado em Historia pela FAFICA, e Bacharel em Serviço Social pela Anhanguera, desde 2008 é Professor da Rede Estadual de Ensino, atualmente exerce a função de Gestor Escolar na Escola Santo Amaro, município de Caruaru. Além de Professor, atua como historiador, tendo como linha de pesquisa a Historia local, sendo relevante sua contribuição para a produção historiográfica do município de Agrestina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *