Após 15 dias das enchentes, Vila Barra do Riachão encontra-se em recuperação lenta.

Dias após as fortes chuvas que caíram em cidades do agreste e mata sul de pernambuco, mais de 27 cidades, decretaram estado de emergência. Somente no Agreste cidades como Caruaru, Lagoa dos Gatos, Jurema, Bonito, Barra de Guabiraba e São Joaquim do Monte, por meio de decreto anunciaram estado emergencial.

Em São Joaquim do Monte, o decreto de nº1618, de 28 de maio de 2017, diz que considerando que as fortes chuvas ocorridas no município nos dias 27 e 28 do corrente ano provocaram vários danos ao município. No Art.2º o documento informa que estão autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Defesa Civil Municipal. Em seu Art.3º foi autorizado a convocação de voluntários para reforçar as ações em respostas ao desastre.

No distrito de Vila Barra do Riachão, as ações por parte do governo municipal ainda não se torna notória,  uma vez que a comunidade sofre com a falta de abastecimento por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (COMPESA), a não restauração das estradas vicinais, ausência da recuperação das pontes de acesso ao distrito e as atividades de combate às epidemias causadoras de vômitos e diarreias.

Em conversas com o blog, moradores, informaram que a comunidade passou oito dias sem abastecimento de caminhões pipas, por parte da COMPESA e da prefeitura. Na manhã do último sábado(10), um caminhão pipa da prefeitura foi direcionado para o distrito.

Insatisfeitos com a lentidão, moradores, sob a coordenação do vereador Agricio, estiveram reunidos durante dois(02) dias para restaurar a “passagem molhada”, localizada no limite entre Agrestina e São Joaquim do Monte.    

O Blog aguarda uma resposta da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (Compesa) e da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de São Joaquim do Monte.

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *