São João de Agrestina começa neste domingo em novo local

Após reunião do comitê gestor do São João de Agrestina, realizada nesta quinta-feira, dia 9, ficaram definidos mais detalhes da festa que começa no domingo (12) e segue até 29 de junho. Uma das principais mudanças é o local do evento que passará a ser a Rua João Guilherme, no Centro, visto que a Praça Padre Cícero passa por obras de requalificação. Também foram confirmadas sete atrações artísticas e as datas da programação cultural. Outras definições  ocorreram  com a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, que aconteceu nesta sexta-feira (10). A expectativa é manter a média de público do ano passado, quando foram registradas 70 mil pessoas em todo o período festivo.

A noite dos namorados será comemorada a partir das 21h com o show de Vumbora e da Banda Magníficos, que traz um repertório recheado de sucessos para embalar os casais. O São João de Agrestina continua com a 1ª e a 2ª eliminatórias do Concurso de Quadrilhas, nos dias 18 e 19, respectivamente, e com o Desfile Junino da Educação, com a participação dos alunos de todas as unidades de ensino, no dia 22 de junho.

Na véspera de São João, o palco principal receberá a banda Fulô de Mandacaru, um dos maiores fenômenos musicais da atualidade do interior de Pernambuco, que está participando do programa Superstar, da Rede Globo, e por isso ganhou visibilidade nacional. Na mesma data, John Geração trará o forró estilizado para o palco da festa. Para o dia 24 de junho, foram confirmados Felipe e Gabriel, dupla que vem ganhando fama em todo o Brasil, e Forró do Firma, que já é veterano em festas agrestinense.

A final do Concurso de Quadrilhas está marcada para o dia 25 com os melhores grupos escolhidos nas eliminatórias e que concorrem ao prêmio principal. Os beneficiários do Centro de Convivência do Idoso CCI também já garantiram lugar na festa através do Forró na Melhor Idade, marcado para o dia 26 de junho. Nesta data, idosos de toda a região também  participam do Arraial. Seguindo a programação, ainda se apresentam no dia 28 a cantora e compositora Paula Mattos e duas atrações a serem definidas. A atração do dia 29, encerramento dos festejos ainda não foi divulgada.

O secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Josenildo Santos, esclarece que embora tenha mudado de local, as mesmas providências tomadas em anos anteriores serão repetidas para conferir segurança a toda a área do evento. Cerca de 70 homens serão contratados para atuar junto a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, que dão apoio a realização da festa. Existirão três entradas de acesso com disciplinadores para evitar que vasilhames de vidro e armas possam entrar no espaço e, além disso, todo o monitoramento eletrônico estará funcionando normalmente nas principais vias da cidade. Através da assinatura do Termo, os comerciantes de bebidas se comprometeram a não vender bebidas em recipientes de vidro em toda a área da festa e num raio de 200 metros. Eles deverão transferir o líquido para embalagens de plástico.  O não cumprimento do que foi acordado implicará na aplicação de multa diária correspondente a um salário mínimo e as fiscalizações serão feitas pelos fiscais da Prefeitura.

Quem desejar aproveitar toda a programação, que é gratuita em Agrestina, pode chegar à cidade através da BR 104. Nos dias de festa, o sistema de coletivos e transporte alternativo estarão funcionando com passagens que custam em média R$ 3, partindo de Caruaru.

O São João de Agrestina 2016 é uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Agrestina, com apoio da Fundarpe, Empetur, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e Governo de Pernambuco.

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *