INAJÁ NA MIRA DO MINISTÉRIO PUBLICO DE PERNAMBUCO

Fim de governo e turbulência ao entregar os pontos, assim é a situação calamitosa que Inajá se encontra no final do mandato de Leonardo Martins (PSDB). A cidade sertaneja é só mais uma na mira do Ministério Publico de Pernambuco (MPPE), ao todo são 56 prefeitos em fim de mandato que estão envolvidos na “Operação Terra Arrasada”, só no sertão são 20, (Belém de São Francisco, Itacuruba, Inajá, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Salgueiro, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama, Flores, Sertania, Verdejante, Serrita, Cedro, Cabrobó, Floresta, Carnaubeira e Bodocó.

O Ministerio Publico enviou uma recomendação para esses prefeitos que não estão colaborando com as transições dos novos governos. 

O Ministério Público de Pernambuco apura indícios de desmonte da máquina ou interrupção de serviços. Dados divulgados em primeira mão ao JC pelo MPPE, no âmbito da Operação Terra Arrasada, revelam que pelo menos 56 cidades do Estado enfrentam dificuldades na transição e alguns prefeitos eleitos devem arcar com a “herança maldita” dos antecessores.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, observa que, em muitas cidades, mesmo com a folha atrasada os prefeitos priorizam o pagamento dos fornecedores em detrimento à manutenção dos serviços básicos de saúde e educação. “São esses critérios que precisamos ficar alerta”, diz.

“Esse material é uma radiografia que tem mudado a cada dia. A recomendação é o primeiro aviso sério aos prefeitos para alertá-los. Se eles não disserem o que vão fazer para se adequar à situação, podem responder por atos de improbidade administrativa ou por uso de meios para se apoderar de dinheiro público”, explica o promotor de Justiça Maviael Souza, do Patrimônio Público. As punições contra os políticos que descumprirem as recomendações podem culminar na suspensão de direitos políticos, devolução de dinheiro, aplicação de multas ou indisponibilidade de bens.

VEJA LISTA DE CIDADES NA MIRA DO MPPE

Sertão: 20

Belém de São Francisco

Itacuruba

Inajá

Ouricuri

Santa Cruz

Santa Filomena

Salgueiro

São José do Egito

Solidão

Tabira

Tuparetama

Flores

Sertânia

Verdejante

Serrita

Cedro

Cabrobó

Floresta

Carnaubeira

Bodocó

Agreste: 17

Bom Jardim

Casinhas

Cumaru

Iati

Passira

Pesqueira

Surubim

Vertente do Lério

Itaíba

Sanharó

Belo Jardim

Feira Nova

Poção

Tupanatinga

Buíque

Gravatá

Barra de Guabiraba

Zona da Mata: 15

Goiana

Limoeiro

Vitória de Santo Antão

Timbaúba

Glória do Goitá

Chã de Alegria

Itambé

Itaquitinga

Condado

Palmares

Primavera

Macaparana

Ferreiros

Água Preta

Carpina

Grande Recife: 4

Olinda

Ilha de Itamaracá

Camaragibe

São Lourenço da Mata.

Por  Robson Cordeiro/JC

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *