Série Casamento e Família: Desenvolvendo o caráter dos filhos

 

Se formos resumir o que significa ter caráter, podemos dizer que ter caráter é saber apresentar as atitudes corretas, com responsabilidade. Muito dos filhos não tem a oportunidade de identificar caráter construtivo em seus pais. O esforço para ter uma vida de exemplo é muito grande até que se torne um hábito. Muitos pais também não acreditam muito que os filhos seguirão seus passos e acreditam que usar a máxima “faça o que eu digo e não o que eu faço!” serve como bloqueio e escudo. Temos provas abaixo de nossos narizes todo o tempo; provas biológicas, como no caso do feto ser atingido pelas atitudes da mãe que o carrega, quando as toma mesmo que no seu corpo; provas psicológicas, quando os filhos olham os exemplos dos pais e os seguem como referencia, como no caso de crianças que falam palavras inadequadas (palavrões) porque ouvem seus pais falarem, ou que fumam cedo porque veem seus pais fumarem… Saber apresentar atitudes corretas requer um policiamento pessoal constante, pois se não nos policiamos, nossa natureza tende a prática de atitudes incorretas!

Os nossos filhos precisam aprender a se submeter a autoridade de Deus em todas as áreas de sua vida e esta pratica precisa ser estabelecida a partir da resposta a nossa autoridade para com eles. Muitas das inúmeras famílias que sofrem com rebeldias de seus membros, são famílias que não tem como prerrogativas a autoridade e a condução dos filhos e pais a partir de regras claras e que servem como base da prosperidade do lar e relacionamentos. Lembro que ainda criança existia um termo que era usado para os colegas que para os demais colegas não tinham um padrão elevado de comportamento; dizia-se destes colegas que eram “criados com vó!”, ou seja, que aquele colega não possuía padrões de condutas adequados com relação a autoridade. A autoridade é tão importante que auxilia o individuo a julgar o que convém e o que não convém,  o que é importante seguir e o que não contribui para o crescimento pessoal.

O caráter ajudará a nossos filhos a não gastar mais do que podem na vida adulta. Este é mais um problema que as famílias enfrentam, principalmente as ocidentais. O consumismo também atrapalha a convivência no lar, pois quando não há controle com as compras e as dividas se acumulam descontroladamente, podem surgir celeumas e desconfortos. A falta de equilíbrio financeiro também acompanha as pessoas que não tem controle das dívidas, por isso da extrema importância de tratar o caráter dos filhos neste aspecto!

O caráter fará com que nossos filhos recorram a Deus nos momentos de angustias e dificuldades. Quando está sendo formado, ao caráter tem que ser adicionado a consciência que Deus é o dono de todas as coisas e o principal provedor de nossas vidas. Uma vivencia neste mundo sem a consciência de que o responsável por fazer nossa vida feliz é unicamente a presença de Deus, forma pessoas com tendências suicidas, com doenças psicossomáticas, com a predisposição a depressão e ao desespero. Nossos filhos precisam entender a importância da presença constante de Deus em nossa vida, a fim de que nos momentos de dificuldades tenham a verdadeira saída: a intimidade constante com Cristo, que nos leva a vitória sobre os nossos problemas.

O caráter ajuda os cônjuges a  se apoiar um no outro nos momentos de extrema dificuldades e decisões importantes. Muitos dos divórcios que vemos atualmente é resultado da falta de dialogo entre os casais. Existem casais que esquecem o que os mantinham juntos no namoro e noivado: o diálogo. Não é porque se acorda e dorme ao lado da pessoa parceira, que não deve haver o diálogo. Os casais precisam confiar mutuamente uns nos outros para que haja a necessária interação nos momentos de prazer e alegria, assim como nos momentos de angustias e de tristeza. O casal precisa ser amigo, para que os filhos tenham-nos como porto seguro nas horas de necessidades e dificuldades. O apoio faz com que as decisões difíceis se tornem mais fáceis e que as dificuldades sejam superadas com maior rapidez e qualidade.

O caráter orienta os filhos a se portarem da maneira adequada nos momentos de dificuldades ou de prosperidade material. Muitos seres humanos não conhecem como deve se comportar em circunstancias de necessidades materiais ou quando acontece o contrário, os momentos de sucesso material. No primeiro caso, o desespero pela falta dos bens materiais em determinadas circunstancias, faz com que as pessoas tomem medidas extremas e muitas delas inclusive causam arrependimentos futuros. No segundo caso, quando não há caráter formado com relação ao tratamento com os outros quando se estar   em posição de prosperidade material, o ser humano tende a menosprezar o semelhante, a vida do outro, a compreensão, tende a nutrir o orgulho e a prepotência. Lembro de uma cena horrível de um astro da musica que chegou a ‘cuspir’ nos fãs, numa atitude de desrespeito e desprezo pelas pessoas.

O caráter garante a força necessária para que o ser humano possa manter a pureza da mente e do corpo, mesmo quando todas as vozes exteriores e interior apelar para que ceda as tentações. Quando conseguimos formar em nossos filhos uma imagem positiva da vida e da forma correta de conduzi-la, temos como recompensa a compreensão total de que os valores estão acima de nossos desejos e prazeres. Como resultado, colhemos frutos que vão muito além do elogio e da aceitação social: podemos ver nossos filhos e filhas com a saúde espiritual saudável e prontos para enfrentar as intempéries da vida.

Assim nos alerta a Sagrada Escritura:

 

“Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!” Pv 22.6

 

Eloi Santos

Nascido no Recife, capital de Pernambuco, tem 30 anos, é casado com Daiana Santos e pai de dois filhos chamados David e Jhonatas Eloi. Tem formação em História e Direito e atualmente é graduando em Pedagogia pela UFPE - Agreste. Teólogo auto-didata, Pastor Evangélico; é autor de poesias, apostilas, crônicas; além de trabalhar como professor, arbitro da justiça privada e cerimonialista em eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *