Eleições 2016: Lei da Ficha Limpa, poderá barrar candidatura do “Zé Birro”, em São Joaquim do Monte.

Pasmem o caso do ex-prefeito de São Joaquim do Monte, não é único, são mais de 4 mil políticos, em todo o País que tentam concorrer às eleições municipais deste ano. Todos podem ter os registros de candidaturas impugnados por serem considerados ficha-suja perante a Justiça Eleitoral.

O ex-prefeito, sofre com a incerteza, visto que o mesmo responde a diversas irregularidades no período que administrava a terra da Romaria de Frei Damião, entre as irregularidades apontadas pelo TCE estão: A não prestação de contas, gestão fiscal, ilegítima ou antieconômica, dano aos cofres públicos e descumprimento dos limites constitucionais referentes à educação, saúde e folha pessoal.

Aprovada em 2010, a Lei da Ficha Limpa, tem o intuito de evitar que políticos que contabilizam débitos junto a Justiça Eleitoral possam disputar qualquer cargo público.

Além da reprovação de contas, entre as irregularidades que podem enquadrar um político como ficha-suja estão condenações em segunda instância por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, peculato ou improbidade administrativa.

Em um Blog local, o ex-prefeito se disse surpreso ao receber notificação da justiça, e na noite de ontem (25), postou um pronunciamento em sua rede social, deixando claro aos seus seguidores que existe a possibilidade de colocar sua esposa como substituta na chapa majoritária.

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *