Para compreender um pouco sobre o conceito de Cultura.

“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferenciados” (Paulo Freire)

Segundo o antropólogo britânico Tylor, que é considerado o pai do conceito moderno de cultura: “Cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, lei, costumes e várias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

Na realidade a cultura, é todo o conjunto de obras humanas. É a cultura que distingue o homem dos outros animais. A cultura não é apenas adquirida, ela é também transformada, mudada e acrescentada.

Cultura apesar de ser obra do homem e exista para o homem, ela é uma tarefa social e não individual, ela é o conjunto de experiências vividas pelo homem ao longo de sua existência.

É a cultura que faz com que uma criança criada no Japão, fala a língua japonesa e consequentemente tenha hábitos locais e seja considerada japonesa e outra criada na Alemanha seja alemã. Dai conclui-se que a cultura embora tenha sua origem na capacidade mental do homem, não é um processo individual, mas coletivo.

Outro detalhe importante que deve ser notado e compreendido, é que por mais “culto” que o individuo possa ser, ele não consegue jamais conhecer toda a sua cultura.

Toda a cultura pode ser vista como um produto e um resultado; uma vez que os padrões culturais de hoje são o resultado de uma elaboração atual de uma tradição imemorável. A cultura de hoje, transmitida aos indivíduos quer seja na escola, ou nos grupos sociais, representa uma conquista e um acúmulo de experiências humanas de centenas de séculos.

Apesar de  se apresentar como conservadora, a cultura muda e se transforma ao longo d tempo, ela representa o esforço adaptativo do homem frente à realidade que o cerca.

*O referido texto, produzi para apresentação de trabalho acadêmico, para a disciplina de Antropologia, na época ministrada pelo professor Ms. Josué Euzébio. Revendo meus arquivos, encontrei o mesmo e resolvi compartilhar no blog. Espero que os leitores tenham gostado do texto e que o mesmo venha a ser útil.

 

Paulo Junior

Paulo Junior, tem 32 anos e Licenciado em Historia pela FAFICA, e Bacharel em Serviço Social pela Anhanguera, desde 2008 é Professor da Rede Estadual de Ensino, atualmente exerce a função de Gestor Escolar na Escola Santo Amaro, município de Caruaru. Além de Professor, atua como historiador, tendo como linha de pesquisa a Historia local, sendo relevante sua contribuição para a produção historiográfica do município de Agrestina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *