O problema do Brasil não é só a política, por Elaine Silva

Sei que esse título parece clichê, mas é a pura realidade. O Brasil sofre de um sério problema relacionado à conduta do brasileiro. Aqui reina aquela lei que diz que “o mundo é dos mais espertos”, do “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas, do “o que importa é ser vantajoso pra mim, o resto que se f…”. Não estou generalizando. Existem pessoas que são contra essa opinião e eu sou uma delas, assim como tantas outras.
Acredito que o Brasil só vai melhorar quando houver também essa mudança de comportamento. Observo isso em uma situação de caos como essa que ocorre agora em nosso país. Pessoas saqueando cargas dos nossos heróis amigos caminhoneiros, comerciantes se aproveitando do momento para vender produtos a preços absurdos, pessoas fazendo de tudo para obter vantagens sem pensar na situação alheia, pessoas que desrespeitam as outras por acharem que seu cargo é superior ao do outro. A Greve dos Caminhoneiros está aí para mostrar que não tem essa de profissão superior. Todos de mãos dadas desenvolvem o Brasil. Eles estão mostrando que, uma classe tão discriminada e desprezada por muitos, teve coragem de fazer o que muitos que se consideram “superiores” não tiveram coragem de fazer.

Este deveria ser um momento em que todos os brasileiros deveriam se unir, e não pensar em buscar vantagem na desgraça alheia. Vou encerrar o texto por aqui, porque este é outro problema de muitos brasileiros (sem generalizar): a preguiça de buscar conhecimento. É mais fácil engolir o que essa mídia enganadora quer enfiar em nossas cabeças do que, em vez de usar a internet apenas para coisas supérfluas, usá-la como ferramenta de pesquisa para saber o que é verdade. Se você chegou até aqui, parabéns e obrigada pela leitura. Você é diferente. Muitos só em ver o tamanho do texto, já desistiram de ler. Disso eu tenho certeza.
Elaine Cristina da Silva (26-05-2018)

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mZxNWXSG1EI
Imagem: http://www.tijolaco.com.br/blog/golpe-foi-jeitinho-brasileiro-diz-the-economist/levonessa/

Elaine Silva

Elaine Cristina da Silva (nascida em São Joaquim do Monte - PE, 1989) atua como professora da área de Linguagens na Escola de Referência de Ensino Médio Frei Epifânio. É musicista e exerce também a função de revisora de texto na equipe de Iolita Campos. Graduada em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela FAMASUL (Palmares), possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER. Apaixonada por música e estudos sobre língua estrangeira, está constantemente buscando novos conhecimentos acerca destes e de diversos assuntos. “Acredito que o conhecimento é algo infinito e o convite feito por Jonata Daniel para ser colunista em seu site me permitirá conversar acerca de diversos assuntos, transmitindo um pouco do que sei e também aprendendo através das pesquisas e interação com os leitores.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *