Visite Pernambuco – Caruaru, da ABAV-PE, supera expectativas

Evento reúne 120 convidados em workshop e rodada de negócios na Capital do Forró. Iniciativa busca integrar o trade do Estado e divulgar o potencial do turismo caruaruense

Três dias inteiros dedicados a conhecer, divulgar e fomentar o turismo de Caruaru. Esse foi o resultado do projeto Visite Pernambuco – Caruaru, que levou à Capital do Forró o Consulado Geral dos EUA no Recife, operadores e representantes de companhias aéreas, hotéis e entidades de turismo. Promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-PE, com apoio da Prefeitura de Caruaru, o evento incluiu visitas a atrativos turísticos do município e workshop no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, no Senac.

O ponto alto do Visite Pernambuco se deu na manhã do sábado, durante o workshop, que reuniu 120 pessoas. Bastante prestigiado, o evento contou com a presença de várias autoridades, como a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; o ex-governador João Lyra Neto, secretários municipais, a exemplo de João Melo Neto (Sec. Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa) e de Lúcio Omena (Fundação de Cultura e Turismo); o vice-cônsul dos EUA, Kevin Creagan ; o gerente comercial da Empetur, Antônio Faria, e o secretário executivo de Turismo do Recife, Mustafá Dias.

A manhã de trabalhos foi aberta pelo presidente da ABAV-PE, Marcos Teixeira, que destacou a satisfação de poder realizar o evento na cidade, que tem um potencial tão especial para o turismo. “Caruaru é uma cidade que tem um trade consolidado, bons hotéis e bons restaurantes e atrativos de qualidade, que vai da sua famosa feira à bela Serra dos Cavalos. O destino está pronto, só faltava um evento como este para ajudar a divulgá-lo”, destacou Marcos Teixeira.

 O presidente aproveitou o evento para anunciar que o primeiro curso de capacitação a ser oferecido pela ABAV-PE em 2017 será no interior. “Vamos trazer o mesmo curso que será realizado na capital, para os agentes e estudantes de Caruaru e região. A ABAV quer chegar junto do trade do interior pernambucano trazendo treinamento porque sabe que este é o caminho para o crescimento”, finalizou.

Antes da palestra do vice-cônsul dos EUA, Kevin Creagan, que falou sobre o processo de obtenção do visto num bate-papo informal com operadores e agentes de viagens, a prefeita Raquel Lyra destacou a importância do evento como pontapé para o calendário de eventos do município e como um marco para o turismo da região. “Caruaru é uma terra de oportunidades. Somos uma área de convergência de serviços, temos uma cultura fortíssima. Esse projeto da ABAV vai ajudar para que tenhamos uma rede necessária para o crescimento do nosso turismo. É muito importante poder receber hoje operadores, empresas aéreas, entidades e o Consulado dos Estados Unidos”,  afirmou Raquel Lyra.

A prefeita aproveitou a oportunidade para anunciar que um dos focos da gestão na área será a estruturação do Parque Vasconcelos Sobrinho, reserva de mata atlântica  incrustada na chamada Serra dos Cavalos. “Queremos transformá-lo numa reserva sustentável e já estamos em contato com instituições para desenvolver um plano de manejo adequado”, adiantou a gestora.

Logo após a palestra sobre vistos, foi realizada rodada de negócios com 20 expositores, entre operadores de turismo, empresas aéreas Azul, Avianca e American Airlines; Empetur, Prefeitura do Recife, Porto Convention and Visitors Bureau, Abeoc, hotéis Ramada Suites Recife e Hotéis Citi; e Sindicato dos Guias de Turismo do Recife, entre outros participantes.

Foram convidados para o workshop agências associadas à  ABAV-PE e não associadas de Caruaru e municípios vizinhos, além de universidades e representantes de sindicatos ligados à cadeia do turismo e lazer. Ônibus de turismo oferecido pela seguradora Travel Ace levou 30 agentes de viagens do Recife para a Capital do Forró apenas para o workshop.

ROTEIRO

Durante toda a sexta-feira e no sábado e domingo, a comitiva do Visite Pernambuco – Caruaru visitou pontos turísticos e equipamentos tradicionais da cidade, como os ateliês do Alto do Moura, a Feira de Caruaru e o Museu do Barro, e ainda espaços menos explorados para o turismo como a Ecovila Nova Vrajadama. A comunidade Hare Krishna  recebe os visitantes oferecendo alimentação orgânica e convida a um momento de relaxamento e cânticos no templo.

No Parque Vasconcelos Sobrinho, os visitantes assistiram a vídeo sobre a importância da reserva de mata atlântica para o bioma da região na Associação Conhecer e Preservar e fizeram caminhada de 2,5 km pela mata atlântica observando toda a riqueza e beleza da flora local.

A gastronomia foi outro ponto alto da visita. Operadores provaram os quitutes regionais no Bar da Perua e da famosa Barraca da Tia Guida, bem no meio da Feira de Caruaru; almoçaram desfrutando de uma das mais belas vistas da cidade no Diamantino da Serra, e ainda vivenciaram dois jantares especiais na Casa Di Lúcio, no Alto do Moura, e na Forneria, cantina que comprova que é possível, sim, apreciar bons antepastos e massas em pleno Agreste.

A edição de Caruaru é a segunda do projeto Visite Pernambuco, iniciado em 2016 em Petrolina. A iniciativa é apoiada pelo grupo Citi Hotéis, Polo Caruaru, Unifavip, Shopping Difusora, Unicompra e Acic – Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *