Estratégias para o fortalecimento das empresas familiares são temas de curso em Caruaru

As empresas familiares se tornaram uma tradição no mercado de Pernambuco. No Agreste, este modelo de negócio é ainda mais evidente com diversas marcas que passam de geração em geração. Para que organizações deste formato acompanhem as tendências de gestão modernas, a L.Caldas Consultoria e Assessoria Empresarial e a Torres e Andrade Reorganização Societária e Planejamento Sucessório realizaram em Caruaru o curso “Família Empresária – Relação societária, formação de herdeiros e sucessão familiar”, no último dia 10 de março.

Na oportunidade, os inscritos foram orientados sobre longevidade das empresas, redução de riscos, governança, regras de negócio e fortalecimento das relações societárias e familiares. Os objetivos da capacitação foram os de apresentar os desafios modernos para empresas familiares e as regras para a boa governança, orientar sobre processos e procedimentos para uma gestão mais profissional e mostrar a importância da formalização das regras de negócios, através da criação de instrumentos jurídicos claros e voltados para o fortalecimento das relações societárias e familiares.

Ao todo, foram oito horas de formação que capacitaram os participantes para alcançar o equilíbrio entre família, empresa e patrimônio. Entre as abordagens feitas no curso, o conceito jurídico de empresa familiar, estrutura e processo de sucessão; o modelo societário, acordo societário e holding (familiar/patrimonial) e a importância da governança com gestão profissional com foco em resultado foram destaques.

O consultor empresarial e economista, Osíris Lins Caldas, diretor da L.Caldas Consultoria, foi idealizador e um dos instrutores do curso. Para o especialista, é fundamental que as empresas familiares estejam constantemente investindo em conhecimento específico sobre esse modelo de negócio.  “O curso foi um sucesso e superou nossas expectativas. Selecionamos o conteúdo com muito zelo e muita dedicação. Percebemos que o público estava ávido por informação e conhecimento, que muitos já se preocupam com o tema, já lidam com o assunto com muita responsabilidade e profissionalismo e o curso veio ajudar na questão estrutural, na parte de governança e jurídica. A avaliação foi extremamente positiva e, em breve, faremos uma segunda edição em Caruaru. Em abril, levaremos o curso para Garanhuns”.

“O evento ‘Família Empresária’ foi de suma importância, pois permitiu levantar discussões importantes sobre o papel das empresas familiares no mercado e, principalmente, apontar os desafios que estas sociedades devem vencer para manter a longevidade. A Torres e Andrade Reorganização Societária e Planejamento Sucessório está muito honrada em poder participar deste evento, em parceira com a L. Caldas Consultoria, na certeza de que mais eventos desta natureza acontecerão”, ressaltou o advogado e instrutor do curso, Henrique Andrade, que é da Torres e Andrade Reorganização Societária e Planejamento Sucessório.

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *