Colégio GGE desenvolve game exclusivo para alunos em busca da fortuna do conhecimento

Da ideia ao lançamento foi cerca de um ano de trabalho. As moedas famosas do mundo digital, as bitcoins, foram inspiração para o engenheiro Herbetes de Hollanda, um dos sócios-diretores do Colégio GGE, conceber um game exclusivo para os alunos da escola testarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula numa plataforma digital. O Dream Game (nome escolhido em alusão ao sonho de cada estudante ser bem-sucedido)testa o conhecimento, mas também fortalece os valores ao gratificar aqueles que cultivam o bom comportamento, estimula a competitividade e pode ser acessado com um simples clique direto do smartphone, depois de baixar o aplicativo.

“Meu desafio era trazer uma inovação tecnológica para os alunos do GGE que contemplasse os principais valores da vida escolar: estudo e comportamento. A partir daí, desenvolvi a lógica, os critérios, os algoritmos, os ícones e, tendo um programador como parceiro, conseguimos finalizar o produto”, explica.

O lançamento aconteceu nos primeiros dias do ano letivo e será direcionado, este ano, para os alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental 2 de cada uma das unidades de ensino do GGE, localizadas em Caruaru eem Recife. A meta é estender o aplicativo para todo o Fundamental 2, ao longo dos próximos meses. “Temos mais de 360alunos nos nonos anos e eles vão ter a oportunidade diária de colecionar Braincoins e Heartcoins, nossas moedas virtuais. As Braincoins (moedas do cérebro) são os prêmios dos alunos que acertam as questões. Já as Heartcoins (moedas do coração) são conquistadas a partir da análise do comportamento”, detalha Hollanda.

Os alunos que acumularem as moedas podem trocá-las na loja virtual do aplicativo por brindes reais. Eles também têm a opção, na lojinha, de trocar moedas por pontuação em algumas disciplinas. “Do mesmo jeito que, no mundo real, um professor passa um trabalho que vale ponto, no nosso game os alunos têm opção de trocar as moedas conquistadas por pontos extras na média. Estamos pensando em fazer até uma Black Friday com prêmios especiais, no mês de novembro”, planeja.

O aluno Lucas Rolemberg, do nono ano do GGE Caruaru, está como primeiro colocado no ranking do Dream Game. Ele, que gosta muito do universo dos jogos eletrônicos, diz que o projeto tem sido uma motivação a mais para estudar, justamente por associar os estudos a uma prática que ele se identifica. “O game é muito dinâmico, por isso o ranking muda a toda hora, mas eu consegui permanecer em primeiro lugar e isso me deixa muito realizado. Quando os professores liberam o conteúdo, eu já entrono aplicativo para ter acesso ao material complementar e responder as questões. Já tenho alguns prêmios em vista, por isso estou acumulando as minhas moedas para trocar pelo que eu quero. Meus pais acompanham meu desenvolvimento e tem sido muito legalcompartilharmos juntosessa novidade.É bastante motivador, porque nós aprendemos de uma maneira diferente”.

No final do ano, próximo ao ultimo bimestre, o Colégio vai divulgar os melhores colocados no game para que eles se encontrem e participem de uma gincana presencial para decidir o grande vencedor da competição.

Como participar – O aluno GGE se cadastra no portal da escola e depois baixa o aplicativo. Na aba “Estudo Online” está concentrado todo o game. O estudante terá acesso a conteúdos das áreas do ENEM: Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Depois, poderá responder três questões sobre o assunto estudado. “À medida que for acertando os testes, vai ganhando as Braincoins. Já as Heartcoins serão concedidas ao estudante pelos professores e equipe pedagógica. Pelo aplicativo, o aluno consegue acompanhar, em tempo real, como anda o seu desempenho. Assim terá tempo suficiente para transformar o “real” (estudo e comportamento) em uma poupança virtual. “Como no sistema financeiro, os resultados vêm com o tempo de investimento. Quanto mais nossos alunos investirem no estudo, na conduta ética e de respeito serão recompensados com uma formação superior de qualidade e sairão da nossa Escola preparados para a vida. As Braincoins e Heartcoins são um combustível para que eles possam conquistar essa fortuna”, atesta Tayguara Veloso, gestor pedagógico do Colégio GGE.

Reconhecimento – O GGE comemorou o envolvimento dos professores, alunos e familiares no Dream Game em um evento no The Match Strike Pub, um dos patrocinadores da lojinha do projeto, no último dia 25 de março. Além de se divertirem bastante na pista de boliche, os estudantes melhores colocados no ranking das quatro unidades puderam se confraternizar e receber os cumprimentos do colégio pelo desempenho que eles têm demonstrado. Os pais que estiveram presentes se mostraram orgulhosos pelos resultados dos filhos, assim como os professores que também estão sendo classificados no game. Todos foram presenteados com camisas do Dream Game.

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *