Pokémon Go: 15 dicas cruciais e truques que o jogo revela

Do Ei Nerd

Então você baixou o jogo Pokémon Go, fez uma dancinha após encontrar o Charmander na sala da sua casa e agora está andando mundo afora para ver quais outros pokémons consegue encontrar.

Provavelmente você já deve saber que pontos de concentração de água estão repletos de pokémons aquáticos e também que enfrentando líderes de ginásios você muda de nível, o que eventualmente vai te levando mais e mais longe do seu ponto de origem em busca pelos pokémons mais interessantes. E tudo isso proporciona um ótimo dia de caça.

Mas não podemos esquecer que Pokémon GO é um jogo Nintendo completo e como os mais fanáticos fãs podem atestar, a empresa é famosa por incluir sempre mais do que percebemos à primeira vista nos seus jogos.

Por isso, você vai precisar de toda a ajuda que conseguir para poder se tornar o melhor jogador que já existiu.

15. O que as pegadas representam

Apesar de parecer que as pegadas representam popularidade, já que é comum vermos mais pegadas perto de pokémons básicos, elas representam distância.

Veja bem, quando o jogo é aberto, ele toma sua posição no mundo real baseado em dados de GPS. Essas pegadas indicam um raio do ponto de partida, então 3 pegadas seriam algo como 300 metros de onde você se encontra agora, duas seriam 200 metros e uma seria 100 metros ou menos.

Ou seja, não importa em qual direção você se desloque, já que se trata apenas de um raio do seu ponto de partida. É possível notar que a janela “Nearby” flutua e muda de acordo com o seu deslocamento, ícones dos pokémons mais próximos aparecem junto com uma contagem regressiva a medida que você se aproxima deles.

14. Troque os seus pokémons repetidos por doces

Como em outros jogos da série, durante a sua jornada você vai acabar encontrando pokémons similares. Especialmente se você andar bastante tempo em uma mesma área.

Então, vá até o seu visualizador de Pokémon (Botão da Pokébola, ícone da esquerda), escolha um pokémon e deslize a barra até a parte inferior.

Selecione “Transferência” e o Professor vai retirar a criatura de suas mãos e irá te oferecer “doces” de acordo com a família do pokémon oferecido. Esses “doces” podem ser usados para forçar evoluções e aumentar o poder de combate (Status universal usado nas batalhas). Então, se você tiver vários pokémons duplicados troque-os e turbine o seu time.

13. Colete itens diários e gratuitos na loja

Depois de você desfrutar da excelente ideia da disponibilidade das pokébolas mapeadas em lojas no mundo real, você irá perceber que vai terá que ir até as lojas para se manter estocado.

Ainda bem que esta não é a única saída. A medida que você for visitando o menu lojas por meio do ícone da pokébola você verá um mundo de microtransações (o app é gratuito, então a Niantic/Nintendo precisa ganhar dinheiro de alguma maneira) entretanto, olhe para o canto superior direito e para o ícone “Escudo”.

Ele pode ser acessado uma vez ao dia para bônus diários, e caso você tenha perdido alguns desses presentes diários o número no meio mostra quantos desses presentes você ainda pode recolher.

12. Como sempre acertar com a pokébola (O que os anéis significam)

“Então é praticamente aquele outro jogo Paper Toss mas com pokébolas?”, você pode se perguntar após a sua primeira batalha.

Sim e não, há muito mais coisas acontecendo do que apenas deslizar o dedo e esperar pelo melhor. De fato você provavelmente percebeu uma variedade de anéis coloridos envolvendo e mudando de diâmetro.

Estes mostram o nível de dificuldade para capturar o pokémon. Então se você vir um anel verde espere até que ele fique o menor possível antes de atirar a sua pokébola e aí conseguirá capturar a criatura. Você pode alterar o tamanho segurando o dedo em cima do pokémon para encolher o anel quando ele aparecer. Se você fizer isso antes de arremessar a Pokébola ela vai conectar quase sempre.

Anéis laranja e vermelhos significam que você precisa acalmar o pokémon um pouco antes, senão eles vão fugir de dentro da pokébola e você irá desperdiçar itens pelo caminho. Comprando ou encontrando a pokébola grande ou mestra lhe dará mais chances de capturar esses pokémons de níveis mais altos sem passar por estes cuidados. Mas também é possível comprar/encontrar frutas que farão com que seus anéis voltem a ficar Verdes deixando a sua vida mais fácil.

11. Como atirar uma bola curva

Ok, você capturou alguns pokémons e se aventurou por longas distâncias. Talvez você queira algo mais desafiador.

Para arremessar uma bola curva (que vale mais XP, mas também tem o risco de apenas queimar pokébolas na tentativa), simplesmente segure a pokébola e faça movimentos circulares até que ela comece a brilhar – a mesma técnica usada no Super Mario Maker para modificar itens.

Quando isso acontecer, solte e deixe ela voar, no começo você provavelmente vai errar o alvo, mas eventualmente você vai pegar o jeito. Combine isso com o Ovo da Sorte para dobrar o seu XP e você vai subir de ranking bem rápido.

10. Nada funciona quando o app está dormindo

Isso pode ser óbvio mas diferente de alguns outros jogos, os vários sistemas do Pokémon GO (localização e população do mundo, chocar os ovos caminhando etc..) ficam completamente não-funcionais quando o app está inativo ou quando o seu telefone esta “dormindo”.

O que significa que você precisa deixar o app aberto e rodando se quiser chocar um ovo caminhando por uma certa distância. Então, esqueça de desligar seu telefone, ande algumas centenas de metros e colha todas as recompensas.

O app precisa registrar aonde você está o tempo todo pois a distância radial até cada pokémon precisa ser constantemente monitorada. Desligar o app reinicia o ponto de partida no próximo boot então, não se esqueça disso.

Mas com certeza tudo isso te fará pensar em maneiras de salvar bateria.

9. O que o “Modo Salvar Bateria” realmente faz

A reclamação mais comum do Pokémon Go vem do consumo surreal de bateria. Já que o app combina localizador GPS constante com um servidor onipresente de sincronia ao redor do mundo, o que pode te deixar sem bateira em aproximados 40 minutos. Sim, de verdade.

A Niantic já comunicou seus esforços para encontrar uma solução. O modo “Salvar Bateria” do jogo apenas desliga a sua tela quando você vira o telefone de ponta cabeça no bolso. De acordo com o que PowerFang, um usuário do fórum Reddit, explicou: “A tela vai se desligar, mas tudo vai continuar rodando. Apenas segure o telefone com os fones de ouvido plugados que ele vai vibrar quando um pokémon selvagem estiver perto ou lhe dará um aviso sonoro caso você esteja perto de um PokeStop.”

Não é a melhor das soluções, mas se você está planejando esperar em algumas áreas específicas para ver o que aparece ou quer caminhar grandes distâncias sem ter que ficar constantemente olhando para baixo, ela até que funciona bem.

8. Evoluir seu pokémon após ser nocauteado lhe dará vida completa

Vou chegar na parte de luta e ginásios mais tarde (o foco do Pokémon Go é se aventurar e capturar) mas digamos que o seu pokémon favorito está em vista e por sua sorte acabou de ser nocauteado por completo.

Pokémon Go vai contra a antiga regra de que evoluir um Pokémon com zero de vida apenas resultaria em trazê-lo de volta somente com um incremento de vida resultante da diferença de formas. Mas agora, evoluir um Pokémon nocauteado te dá uma vida completa como se tivesse acabado de capturá-lo.

O ponto é: não desperdice itens como poções amarelas para trazê-los de volta quando tudo que você precisa é usar os Doces e Stardust para fazê-los evoluir e você terá um pokémon novinho.

7.Você pode capturar vários pokémons apenas ficando parado

Vamos dar graças a essa boa notícia. O Pokémon Go definitivamente foi pensado para te fazer sair andando por aí, mas como o mundo é populoso, ficar parado pode te trazer alguns prêmios também.

Os desenvolvedores da Niantic configuraram o mundo para pingar constantemente dados de mapas do Google e de seus próprios servidores, o que significa que andar ou correr vai acionar vários pokémons pela sua dependência parcial de geometria. Mas, precisamente por causa do tempo de computar todos esses dados e sincronizar com os servidores, ficar parado pode acionar vários pokémons em raios de distância pequenos.

A melhor maneira de jogar é caminhar uns bons 100 metros mais ou menos, depois disso ficar parado por uns 5 minutos para que todo esse mundo possa ser carregado (como visto pela pokébola girando no canto superior esquerdo). As chances de um Pokémon aparecer em intervalos randômicos são grandes, então sempre descanse um pouco entre suas aventuras ao redor da sua área para ver o que se esconde por lá.

6. Você pode nomear pokémons

Algo simples mas que todo grande mestre Pokémon precisa saber: como nomear o seu pequeno time de guerreiros com vários nomes customizados.

Para conseguir isso entre no menu Pokémon, escolha um e procure um pequeno ícone de um lápis próximo ao nome do Pokémon. Clique nele e sinta-se a vontade para batizar o seu guerreiro como você achar melhor.

Ainda não sabemos se palavras como xingamentos são censurados ou não.

5. Como usar os PokeStops adequadamente

Ok, eu sei, o jogo explica o que os PokeStops fazem, mas talvez não o suficiente.

De acordo com as dicas, as paradas PokeStops, vão “mudar de forma” quando estiverem próximas, e então você deve deslizar o dedo nelas para gerar pokébolas e itens.

Mas essa não é pura verdade. Ao invés disso, na tela geral no jogo, quando você se aproxima de uma PokeStop, sim ela vai mudar de forma, mas você precisa clicar nela para dar zoom e deslizar o dedo o mais rápido que puder na figura em si (ele vai ser uma foto de verdade, tirada do Google Maps), aí sim o ícone irá produzir itens e você pode coletar todos. Isso pode ser feito uma vez a cada 5 minutos mais ou menos, quantas vezes você quiser.

Dica Bônus: devido a maneira que cada item e elemento do progresso é sincronizado com os servidores da Niantic, depois que você deixou o disco de foto girando, apenas clique no “X” para sair e qualquer item pendente será automaticamente adicionado ou seu inventário. O que significa que não é necessário esperar até a animação terminar. Muitas pessoas usam isso para fazerem paradas rápidas nos PokeStops o que é muito útil quando tem muito tráfico.

4. O que a animação da grama significa

Sair na sua primeira aventura Pokémon pode ser um pouco intimidador da melhor maneira possível. Você teve uma conversa com o Professor, se estocou com pokébolas e arremessou algumas delas na cabeça de inocentes pokémons. Mas e agora?

Bem, primeiramente dê uma boa olhada no seu mapa. O jogo evita te dar direções reais no começo, sua única meta é atingir o nível 5 para que possa se prender pokémons em lutas de ginásio.

Mas, a maneira mais rápida de fazer isso é se concentrar em áreas especificas onde é mais garantido encontrar grandes quantidades de pokémons. Olhe para a animação que mostra algumas folhas de grama se mexendo. Sem dúvida você encontrará pokémons de grama lá e outros duplicados que você pode oferecer para o Professor Willow.

De novo, o “mundo do jogo” esta colocado em cima do seu mundo real. Então campos são campos, rios são rios e por aí vai.

3. Como lutar com outros jogadores e se tornar um líder de ginásio

Ok, não é possível lutar com outros treinadores em tempo real – mas a implementação mais próxima disso vem nos ginásios.

Primeiro é necessário chegar ao nível 5 e depois conseguir um ginásio cinza neutro para você ou procurar um ginásio de outra cor (o que significa que ele pertence a membros dos 3 times: Instinto, Místico e Valor) e lá dentro você terá a opção de lutar contra os pokémons deles, um contra um.

Dependendo de quantas pessoas do mundo real tomaram posse desse lugar especifico, a pessoa com o maior CP(Poder de Combate) vai ser designado o líder padrão (quem você enfrentará por último), e o restante sendo apenas treinadores que você precisará lutar em seu caminho para o topo.

Note que as batalhas não são baseadas em turnos. Ao invés disso, você desliza para a esquerda ou direita para se esquivar e clique no seu oponente para causar o máximo de dano, o mais rápido possível.

A única tática fora se esquivar dos ataques é manter sempre um olho na sua barra especial, apesar de que é bem possível que a luta termine antes dele atingir o máximo. Após a sua vitória, dependendo de quantas pessoas você tiver que vencer para passar, o ginásio ainda vai ter cor, então repita o processo até ele e torne cinza e daí sim, plante a sua bandeira metafórica em seu novo ginásio.

Feito isso, você está livre para ser o líder do ginásio, se puder manter seu CP alto o suficiente, é claro.

Existem rumores em vários fóruns (mas ainda sem fontes concretas) que a Niantic estaria adicionado uma forma baseada em turnos e tempo real para batalhas no futuro, mas por enquanto vá em frente e estenda a sua dominação em todos os ginásios que encontrar.

2. Como realizar movimentos especiais nas batalhas

As suas primeiras batalhas nos ginásios podem ser bem difíceis, ser esmagado por oponentes com níveis muito mais altos, não sabendo quando esquivar, servidores caindo e o atraso dominando…Mas não se preocupe.

Tudo o que acontece com o seu Pokémon enquanto ele está na tela está aumentado a sua barra especial. Quantos segmentos da barra você precisa para o seu grande ataque varia de Pokémon para Pokémon, mas você pode conferir isso na tela Pokémon (Visto acima).

Escolha uma criatura e role a barra até embaixo, e não se esqueça que é o próximo na fila da batalha. Talvez você possa virar o jogo contra o seu oponente no ultimo segundo, graças aos seus últimos sucessos em batalhas anteriores que fizeram a sua barra especial se encher.

1. Recuperando os seus dados caso nada seja carregado

Essa é uma dica especifica para os primeiros meses, já que os servidores da Nintendo fazem batalhas diárias com uma população global de Pokéjogadores determinados a ficarem conectados.

O que pode acontecer é o jogo travar e quando ele voltar, o seu avatar estará normal mas o seu PokéDex e todo o seu progresso ficarão zerados. Nada bom.

Para remediar isso encontre uma maneira de fechar completamente o Pokémon Go ao invés de deixá-lo ativo. No Android isso significa mergulhar no seu App Manager. Todos os dados devem supostamente ser salvos nos servidores da Niantic continuamente, então em teoria, o seu progresso não foi perdido está meramente inacessível.

Fechando e reabrindo o app uma nova conexão com o servidor é aberta (como desligar e ligar o seu roteador), o que ajuda na recuperação de todos os seus dados.

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *