Tradição: Via Sacra é encenada nas ruas de Agrestina

Foto: Jônata Daniel
Foto: Jônata Daniel

Seguindo a tradição cristã, a Via Crúcis, ou Via Sacra faz memória aos passos da Paixão de Cristo, as cenas vão desde sua condenação, à morte e ressurreição. Jovens católicos da cidade de Agrestina encenaram a via sacra na manhã desta Sexta-feira, considerada pelos católicos como sendo a sexta-feira santa, sexta-feira da paixão ou sexta-feira maior. A celebração da via sacra remonta ao período das cruzadas, quando começou a ser celebrada pelos católicos e se espalhou por todo o mundo.

Foto: Jônata Daniel
Foto: Jônata Daniel

A Via Crúcis é composta de 15 estações, passagens, as quais meditam os passos do Cristo, e são organizadas na seguinte ordem:

  1. Estação: Jesus é condenado à morte.
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
  4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
  5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
  6. Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Estação: Jesus cai pela terceira vez.
  10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz
  12. Estação: Jesus morre na cruz
  13. Estação: Jesus é descido da cruz
  14. Estação: Jesus é Sepultado
  15. Estação: Jesus ressuscita dos mortos

Tradicionalmente a Paróquia de Agrestina, encena este ritual na manhã da sexta-feira, além da encenação, os fieis contemplam as passagens através de meditações de textos bíblicos e reflexão sobre a campanha da fraternidade que em 2016 tem como tema: Casa comum, nossa responsabilidade. O objetivo da campanha deste ano é chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

Foto: Jônata Daniel
Foto: Jônata Daniel
Foto: jônata Daniel
Foto: jônata Daniel
Foto: Jônata Daniel
Foto: Jônata Daniel

 

 

 

 

 

 

 

 

Todo o trajeto foi acompanhado por músicas sacras tradicionais do catolicismo, a exemplo da música a morrer crucificado, após percorrer algumas ruas do centro da cidade, os fieis concluíram a celebração da Via Sacra na Matriz onde foi vivenciada a última estação que comemora a ressurreição de Jesus.

 

Com informações Blog Jonata Daniel. 

Texto: Paulo M. Júnior

Fotos: Jônata Daniel

Jonata Daniel

Daniel, tem 21 anos e nasceu em São Joaquim do Monte/PE, mora atualmente em Agrestina/PE. Estudante Técnico em Enfermagem Jônata é repórter fotográfico e fundador do Blog, criado à quatro anos quando ainda cursava o ensino médio na Escola de Referência Professor José Constantino. “O blog me ajudou a entender complexos importantes e ver que não era o único adolescente insatisfeito com problemas do dia a dia. Através dos textos e fotos descobri um novo universo que acabou virando meu trabalho”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *